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O potássio atua na contração muscular e na manutenção de níveis adequados de fluido e equilíbrio de eletrólitos nas células do corpo. Ele é fundamental para manter o ritmo cardíaco normal.
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POTÁSSIO

O QUE É O POTÁSSIO E O QUE FAZ?

Potássio é um mineral que ajuda os rins a funcionar normalmente. Também exerce uma função principal na contração cardíaca, do esqueleto e muscular suave, fazendo com que seja um importante nutriente para alcançar uma função muscular, digestiva e cardíaca normal. Uma dieta com alto teor de potássio de frutas, vegetais e legumes é geralmente recomendada para obter a máxima saúde cardíaca.
O potássio exerce um papel integrante no corpo humano no controle do equilíbrio da água no corpo. Funciona junto com o sódio de forma a manter níveis consistentes de água no corpo. O potássio também é necessário para um funcionamento adequado dos impulsos nervosos e a contração de cada músculo no corpo humano e também ajuda a manter um ritmo cardíaco regular e normal. A outra função essencial do potássio no corpo humano é armazenar carboidratos que são depois utilizados para produção de energia.
As fontes alimentares do potássio são amplas e variadas. Entretanto, a melhor fonte absoluta de potássio alimentar pode ser encontrada no consumo de legumes verdes com copa. Outras fontes excelentes são bananas e laranjas. Além destas frutas, o potássio pode ser encontrado em boas quantidades em legumes como batatas e feijões. Produtos lácteos também são ricos neste mineral, bem como a maioria das carnes magras. Entretanto, os níveis de potássio nos alimentos são frequentemente reduzidos devido aos métodos de processamento da maioria dos produtos alimentares fabricados.

POR QUE VOCÊ DEVE TOMAR POTÁSSIO?

Osteoporose: Uma alta absorção alimentar de potássio de frutas e legumes ao longo da vida ajuda a preservar a massa óssea, prevenindo a perda óssea que pode causar a osteoporose.
Pressão arterial alta: Alguns estudos associaram a baixa absorção de potássio alimentar com pressão alta. É recomendável o consumo de quantias adequadas de potássio na dieta, junto com outras medidas como cálcio alimentar e perda de peso, para prevenir o desenvolvimento da pressão alta.
Ataque: Em diversos estudos populacionais avaliando grupos muito grandes de homens e mulheres com o passar do tempo, uma dieta rica em potássio foi associada com um risco reduzido de angina. Nos homens, isto parece ser particularmente verdade entre os com pressão alta e/ou os que usam diuréticos.
Doença intestinal inflamatória (IBD): Entre outras carências de nutrientes, pessoas com IBD (nomeadamente, colite ulcerativa ou a doença de Crohn) frequentemente têm baixos níveis de potássio.
Asma: Vários estudos sugeriram que dietas com baixo teor de potássio são associadas com uma fraca função pulmonar e mesmo a asma em crianças é comparada às que ingerem quantias normais de potássio.

QUEM PRECISA E QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE CARÊNCIA?

A carência de potássio ocorre com a manifestação primária da carência sendo na fraqueza muscular e fadiga. Quem tem carência de potássio também pode experimentar sintomas como vertigem e confusão mental. Em casos extremos, a falta excessiva de fontes de potássio no corpo humano pode causar prejuízo do funcionamento nervoso e muscular, resultando em ritmos cardíacos anormais. Adicionalmente, a carência de potássio pode fazer com que o sistema musculoesquelético essencialmente ‘congele’, fechando o intestino e causando prisão de ventre.

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