Quais são os impactos do aquecimento e alongamento nos exercícios?

Quais são os impactos do aquecimento e alongamento nos exercícios?

Quem nunca chegou na academia e foi direto para o treino, deixando de lado o aquecimento e alongamento? Não são poucas as pessoas que negligenciam essa etapa preparatória, o que é um verdadeiro perigo, visto que ela é indispensável para melhorar o desempenho e evitar lesões. Pensando nisso, fizemos o post de hoje para explicar um pouco melhor sobre os benefícios de aquecer e alongar antes da prática de exercícios físicos. Continue a leitura e descubra a importância de inserir essas práticas em sua rotina de treinos. Vamos lá? [fc id='4'][/fc]

Aquecimento e alongamento: quais os benefícios?

Ainda tem dúvida se você deve aquecer e alongar antes de fazer um exercício físico? Na sequência, elencamos as principais vantagens disso para o corpo. Confira!

Correção da postura

Alongar e aquecer o corpo regularmente reduz a tensão dos músculos, o que melhora a postura e evita o desconforto que poderia surgir decorrente de posições corporais inadequadas.

Aumento da flexibilidade

Um dos principais benefícios de fazer alongamentos periodicamente é o aumento da flexibilidade, importante para a execução e rendimento nos exercícios físicos e também em atividades do cotidiano, como amarrar os sapatos.

Ampliação dos movimentos

Por conta do estresse diário e da rotina corrida, os músculos tendem a ficar mais tensos e, como consequência, a capacidade de realizar certos movimentos torna-se cada vez mais limitada. Com a realização diária de aquecimento e alongamento, os músculos ficam mais relaxados, o que aumenta a amplitude dos movimentos e previne dores, especialmente no pescoço, ombros e costas.

Melhora do relaxamento

Além do relaxamento muscular produzido por meio do aquecimento e alongamento, essas práticas também ajudam a estimular o cérebro a liberar serotonina, um hormônio que atua no equilíbrio emocional. Com isso, seu psicológico fica mais relaxado e o bem-estar mental é intensificado.

Prevenção de lesões musculares

Ao aquecer e alongar, as fibras musculares são fortalecidas, o que diminui as chances de desenvolver cãibras e lesões que podem atrapalhar a prática de exercícios físicos e o dia a dia.

Ativação da circulação sanguínea

Por fim, não podemos deixar de destacar que os alongamentos e aquecimento aumentam o fluxo sanguíneo, o que é indispensável para acelerar a recuperação muscular após uma atividade física.

O que fazer primeiro: aquecer ou alongar?

O recomendado por profissionais de educação física é aquecer o corpo primeiro e depois alongar. Assim, no aquecimento, aumenta-se o fluxo sanguíneo para os músculos, os quais ficam preparados para receber uma carga de esforço maior, que é o que acontece durante o alongamento. Entretanto, existem algumas ressalvas para essa regra. Para alunos que apresentam problemas no nervo ciático ou contraturas musculares, por exemplo, o alongamento deve ser feito antes do aquecimento. Procure orientação profissional para saber qual é a opção mais adequada para seu caso.

Opções de exercícios: quais são os melhores?

Para aquecer, o ideal é optar por exercícios que utilizam grandes grupos musculares, como a corrida, caminhada ou andar de bicicleta. Já para alongar, os exercícios ideais são aqueles em que você permanece por um determinado tempo em uma postura para que o músculo atinja a extensão máxima, como a pose da borboleta, flexão lateral de pescoço e antebraço esticado. Agora que você já sabe a importância do aquecimento e alongamento, qual deles fazer primeiro e opções de movimentos para executá-los, coloque sua roupa de ginástica, separe a garrafinha de água e não deixe de inseri-los em sua rotina de exercícios — isso é fundamental para melhorar a performance e prevenir dores e lesões. Quer aprender mais sobre os exercícios físicos? Aproveite que já está por aqui e descubra se você está fazendo os intervalos durante o treino de forma adequada. Boa leitura!

Artigos Relacionados

Suplementos de Academia para Quem Está Começando: O Manual do inicianteLer Artigo
Desvendando a Taurina: O Segredo por Trás do Aumento da Performance e Recuperação MuscularLer Artigo
Respiração Pelo Nariz Durante o Exercício: A Relação com a Fadiga e o Impacto dos Produtos de Beta Alanina e CafeínaLer Artigo
RECEBA NOVIDADES E PROMOÇÕES
Cadastre-se e receba promoções exclusivas e saiba tudo antes de todo mundo!
Ao se cadastrar você aceita nossa Política de Privacidade e Segurança.
Atenção: Segundo a Anvisa só é permitida a comercialização dos manipulados em site próprio e lojas físicas da marca. Não nos responsabilizamos por vendas em sites e lojas de terceiros.