A busca por um corpo definido, seja por
questões estéticas ou de saúde, é cada vez mais comum. Vemos em perfis de Instagram de pessoas que se dedicam para alcançar esse objetivo a frase “no pain, no gain”. Mas você sabe o que significa no pain, no gain e se essa máxima reflete uma verdade?
Neste post, vamos falar sobre o assunto e abordar se realmente é necessário um esforço extremo para obter bons resultados.
Ficou curioso? Então, confira o post completo!
[fc id='4'][/fc]
Afinal, o que significa “no pain, no gain”?
Você provavelmente conhece o personagem Rocky Balboa, o boxeador interpretado por Silvester Stallone que se destaca por sua determinação e força de vontade, não é? A frase foi proferida por ele, e pode ser traduzida como “sem dor, sem ganhos”. Ou seja, é necessário ir além da zona de conforto para conseguir os retornos desejados e alcançar o sucesso.
Quando falamos de transformação do corpo e ganho muscular, a frase indica que é necessário sentir dor para obter a estética desejada. Mas será que isso é realmente uma verdade?
Essa frase é realmente válida?
Trata-se de uma máxima que destaca a dedicação para os treinos de quem realmente adota o cuidado do corpo como um estilo de vida. Porém, essa abordagem é um pouco falha e pode até mesmo afastar quem tem vontade de começar alguma prática física e se assusta com uma certa agressividade dessa abordagem.
A boa notícia é que não é necessário sofrer para conseguir bons resultados. A não ser que a intenção seja de adotar uma
rotina de fisiculturista ou atleta. O desconforto sentido na musculatura surge após algumas horas de atividade física e tende a desparecer completamente entre 5 e 7 dias após o exercício, como resultado das microlesões musculares que ocorrem com exercícios pesados.
No entanto, uma
pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo) indica que essas microlesões em excesso não levam à hipertrofia dos músculos, como se acreditava até então. Na verdade, a síntese proteica é usada para reparar essas fissuras, e só depois, então, vai promover o crescimento da massa muscular.
Isso significa que os treinos podem ser melhor modulados, com a adoção de práticas mais leves que não levem ao dano do tecido muscular e, consequentemente, não provoquem dor.
Como promover um ganho consistente de massa muscular?
Para obter boas repostas, vale a pena se concentrar não em
treinos com grandes pesos, mas, sim, focar na cadência e na execução do movimento, para que ele traga resultados palpáveis. Dessa maneira, o rompimento das fibras é feito moderadamente e o aumento da massa muscular ocorre de forma uniforme e consistente, sem que o praticante saia da academia “quebrado”.
Vale destacar que o esforço e a disciplina ainda são necessários para modelar o corpo e ter mais saúde. Porém, não é preciso sentir dor e treinar de maneira exaustiva para conseguir ganhos.
Agora que você já sabe o que significa “no pain, no gain” e entende que não é preciso sofrer tanto para conseguir um corpo bem trabalhado, que tal reavaliar ou até mesmo começar com a prática de exercícios? Os dados dessa pesquisa podem ser bem motivadores, principalmente para quem pensa em sair do sedentarismo, mas acha impossível adotar uma rotina consistente de treinos.
Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais informações sobre cuidados com a saúde, que certamente vão aumentar a sua qualidade de vida!