Muitos pensam que aquela pausa entre as séries e os treinos são apenas um momento para recuperar o fôlego e continuar pegando pesado. Esse é um grande erro. O intervalo entre exercícios é o que faz toda a diferença entre um
treino eficiente e um fraco. Você já deve ter reparado que, na academia, há quem fique de olho no relógio entre as séries, não é mesmo?
Saiba que são essas as pessoas que conseguem os melhores resultados. Não se atentar para esse detalhe faz com que você não atinja seu objetivo de modelar o corpo mesmo malhando há muito tempo.
Por esse motivo, nós elaboramos este post explicando a importância do intervalo entre exercícios e por que ele deve ser levado à risca. Fique de olho e saiba como potencializar seus treinos!
[fc id='4'][/fc]
Por que o intervalo entre exercícios é importante?
Para aumentar e definir os músculos, é preciso estimulá-los por meio de exercícios físicos. Durante o treinamento, ocorrem microlesões nas fibras desses tecidos. A resposta do organismo é o aumento da produção de substâncias cicatrizantes e da síntese de proteínas, que, por sua vez, dão mais volume ao músculo ao mesmo tempo que o reparam.
Para que ocorra essa recuperação muscular e o ganho de massa, é preciso que o tecido repouse. Caso contrário, haverá uma sobrecarga e, em vez de desenvolvê-lo, um
desgaste. Então, é justamente no intervalo entre exercícios que os músculos se regeneram, ganham definição e volume.
De quanto tempo deve ser o intervalo?
Existem duas espécies de descanso que precisam ser respeitadas: o repouso dos grupamentos musculares e o entre as séries. Normalmente, os instrutores elaboram um treino de acordo com os grupos de músculos.
Assim, membros inferiores, superiores, costas e peitoral são treinados em dias alternados, e há tempo suficiente para que os tecidos se regenerem e cresçam.
Por sua vez, o intervalo entre exercícios varia conforme o
tipo de treino que você realiza e o seu objetivo. Desse modo, o recomendado é o seguinte:
- hipertrofia – intervalo de 40 segundos a 90 segundos entre as séries;
- força muscular – por ser um treino com menos repetições e carga elevada, o descanso deve ser entre 2 minutos a 5 minutos, dependendo do grupamento e do peso utilizado;
- resistência – até 30 segundos, pois não se deve parar de realizar os movimentos;
- aeróbico – o ideal é fazer esse tipo de atividade até 3 vezes por semana, em dias alternados para dar tempo necessário para a recuperação dos músculos.
O que mais ajuda a potencializar os resultados?
Além do intervalo entre os exercícios, é fundamental seguir uma dieta equilibrada e manter-se sempre bem-hidratado. Isso ajuda na regeneração muscular. Além disso, o descanso e o sono propriamente ditos são tão importantes quanto o treino. Afinal, uma
noite bem-dormida está diretamente relacionada à recuperação muscular e à reparação de todas as células do corpo.
É durante o sono profundo que há a liberação do hormônio do crescimento (GH) no organismo, a irrigação sanguínea dos músculos e a recuperação total das fibras musculares.
Enfim, tão importante quanto a alimentação adequada e os treinos, o intervalo entre exercícios é fundamental para obter os efeitos desejados. Além das pausas entre os grupos trabalhados, faça o descanso correto conforme o tipo de atividade praticada. Desse modo, certamente você conseguirá ver os resultados em seu corpo antes do que imagina!
Outro perigo de não respeitar esses intervalos é o overtraining. Leia nosso post para
conhecer seus sintomas e como evitá-lo.