Além da tão comentada testosterona, o hormônio do crescimento (conhecido também apenas como GH) é fundamental para quem busca a hipertrofia muscular. No entanto, muitas pessoas ainda não entendem sua relação com a prática de exercício físico e, por isso, deixam de consumir suplementos que estimulam sua produção.
Neste post, você entenderá de que forma o GH influencia no desempenho dos treinos e quais benefícios ele oferece ao organismo de quem pratica atividades de alta intensidade. Acompanhe!
O que é o hormônio do crescimento?
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o hormônio do crescimento (ou GH, em referência ao nome em inglês growth hormone) não é responsável apenas pelo crescimento físico do corpo humano. Ele tem papel fundamental na regulação do metabolismo e no crescimento celular, por exemplo.
Nos primeiros anos de vida, ele promove o crescimento e continua sendo produzido até quando atingimos idades mais avançadas. O período em que dormimos é quando há maior liberação de GH, que estimula as células do fígado a produzirem o IGF-1, que é uma proteína com 70 aminoácidos.
Essa substância é indispensável para a manutenção da saúde, pois estimula o crescimento e reparação celular, queima de gordura corporal, definição muscular, síntese proteica e aumenta a performance cardiovascular.
Como o GH influencia nos treinos?
Como o hormônio do crescimento induz o fígado a produzir IGF-1, ele é altamente eficaz para quem procura por resultados rápidos na academia. Isso porque essa proteína é responsável pelo aumento do tamanho e do número das fibras musculares de uma maneira que não é possível conseguir apenas com exercícios.
Aliás, o GH é considerado melhor que a testosterona para a obtenção de massa muscular, pois não é androgênico. Também, favorece a utilização dos estoques de gordura como fonte de energia para o metabolismo. Outros benefícios incluem:
- auxilia na queima de gordura corporal;
- ajuda na manutenção da densidade óssea;
- favorece o crescimento dos músculos;
- previne lesões nos tendões e tecidos musculares;
- tem ação antienvelhecimento;
- promove sono mais profundo e sem interrupções;
- aumenta a libido;
- dá mais energia e disposição, melhorando o desempenho nos treinos.
Como aumentar naturalmente os níveis de hormônio do crescimento?
Agora que você já conhece os principais benefícios do GH, siga as dicas a seguir para aumentar os níveis desse hormônio naturalmente:
- tenha um sono de qualidade: o hormônio do crescimento começa a ser liberado pelo organismo cerca de 2 horas após dormirmos, mais especificamente durante a fase de sono profundo;
- treine com intensidade: os exercícios de alta intensidade são os melhores para aumentar a quantidade de GH produzida pelo organismo. Isso será ainda melhor se você treinar todos os grupos musculares;
- evite o açúcar: o consumo de açúcar gera picos de insulina, que, por sua vez, bloqueia a liberação tanto da testosterona quanto do hormônio do crescimento;
- consuma mais proteína: os aminoácidos que compõem as proteínas contribuem para o aumento da produção de GH e, ainda, evitam a liberação excessiva de insulina;
- aumente a produção de melatonina: a suplementação de melatonina logo antes de dormir pode aumentar os níveis de GH em cerca de 150%;
- aposte na suplementação: alguns compostos, como o Gaba (ácido gama aminobutírico) ajudam a induzir a um sono de qualidade, bem como estimulam o cérebro a produzir níveis mais elevados de GH.
Portanto, o hormônio do crescimento é fundamental para quem está em busca de um corpo definido e com mais massa muscular. Além disso, ele é importantíssimo para a manutenção da saúde como um todo. Então, siga as dicas deste post para aumentar a quantidade de GH em seu organismo e aproveitar todos os seus benefícios.
No e-commerce da OficialFarma você encontrará os melhores suplementos para otimizar os resultados dos seus treinos. Visite o site e conheça todos os nossos produtos!