O que são enzimas digestivas?
Tratam-se de proteínas que o organismo produz e que são responsáveis por transformar os alimentos em moléculas menores — os nutrientes necessários para a manutenção de todo o corpo. Presentes desde a boca até os intestinos, as enzimas atuam por meio da aceleração de reações. Assim, amplificam o processo de digestão de proteínas, de carboidratos e de lipídios no organismo. Essas proteínas são muito específicas, o que significa que cada uma delas acelera a reação de quebra de uma única substância em condições de temperatura e de pH extremamente rígidas. Além de serem produzidas naturalmente pelo corpo, as enzimas digestivas também podem ser encontradas em alguns alimentos, como o abacaxi e o Kefir, ou em suplementos.Quais são os tipos?
Entre as principais enzimas digestivas estão:- proteases: atuam sobre as proteínas, transformando-as em aminoácidos;
- lipases: transformam as gorduras ingeridas em ácidos graxos;
- amilases: quebram o amido em maltose;
- lactase: facilita a hidrólise da lactose em glicose e galactose;
- tripsina: degrada proteínas que não foram quebradas em aminoácidos no estômago.
Quais são os benefícios das enzimas?
As enzimas permitem uma digestão completa dos alimentos. Dessa forma, o organismo consegue repor todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, sem deficiências nutricionais.
Como citado, as enzimas podem ser ingeridas na forma de suplementos, o que já é uma prática comum entre os atletas que fazem consumo elevado de proteínas e precisam de um auxílio a mais na hora de digerir essas substâncias.
Assim, o uso de enzimas digestivas ajuda a reduzir:
- o desconforto gástrico e intestinal;
- a dilatação estomacal;
- refluxos;
- a sensação de fadiga;
- doenças provocadas devido a problemas de absorção.
[fc id='4'][/fc]