É normal que muitas pessoas que se encontram em processo de
emagrecimento ou definição muscular passem a acompanhar seu peso na balança. Porém, em grande parte dos casos, mesmo seguindo uma dieta hipocalórica e uma rotina de treino, os números não se alteram — ou mudam muito pouco. Por esse motivo é importante saber a diferença entre massa magra x massa gorda.
Afinal, a balança mostra apenas a massa corporal total, que é composta pelos dois tipos de massa mais a quantidade de água no corpo. Para entender a distinção entre as duas e aprender como transformar gordura em massa magra, continue com a leitura!
Qual a diferença entre massa magra x massa gorda?
Como já comentamos, a balança mostra o peso corporal total de uma pessoa, que é composto pela massa magra, massa gorda e água. Logo, se você deseja perder peso, definir ou até
aumentar os músculos, é importantíssimo que saiba a diferença entre os dois tipos de massa.
Afinal, se a dieta for incorreta, pode até ser que você diminua os números na balança. No entanto, o que pode ocorrer é a diminuição da massa magra, e não do percentual de gordura. Isso pode ter graves consequências para a sua saúde. Portanto, vamos às definições.
Massa gorda
Ela corresponde à gordura corporal, ou seja, o tecido adiposo. Sua função é a de formar uma capa protetora para os órgãos internos. No entanto, existe um limite saudável para sua presença no organismo — cerca de 19% do peso corporal.
Se a quantidade estiver acima desse valor, podem haver diversos malefícios para a saúde, tais como: hipertensão, problemas circulatórios,
cansaço, doenças cardíacas, disfunções osteoarticulares, diabetes, dentre outros.
Massa magra
Basicamente, a massa magra é composta pelos músculos, órgãos vitais, ossos, líquidos do corpo, ligamentos, nervos e tendões. Ou seja, tudo menos a gordura. É comum ser confundida com massa muscular, mas vale ressaltar que esta faz parte da massa magra.
Portanto, em treinos de hipertrofia, o que acontece é o aumento somente da massa muscular. O restante da magra não aumenta de volume, mas fica mais fortalecido e saudável. A massa magra está diretamente relacionada à queima calórica. Afinal, quanto mais massa magra estiver presente no organismo, maior será o gasto energético.
[fc id='4'][/fc]
Como aumentar a massa magra e diminuir a massa gorda?
De forma geral, é necessário uma dieta hipocalórica associada à prática de atividades físicas. Um dos melhores exercícios para eliminar os quilinhos a mais é o
treino HIIT, uma modalidade de alta intensidade e de curta duração.
O ideal é alterná-lo com a musculação. Assim, ao mesmo tempo que perde gorduras, você aumenta a massa muscular. Ainda, para fazer o acompanhamento da sua evolução, é preciso ficar atento às seguintes dicas:
- não se engane com a balança: como vimos, ela mostra apenas o peso total do indivíduo e não a quantidade de cada tipo de massa;
- acelere o metabolismo: o consumo de termogênicos faz com que a queima de calorias aconteça de forma mais rápida;
- aumente a ingestão de proteínas: elas são fundamentais tanto na construção quanto na recuperação muscular;
- consuma gorduras saudáveis: elas são importantes para uma boa composição corporal. No entanto, dê preferência às consideradas saudáveis, como as presentes em azeite de oliva e abacate.
Portanto, agora que você já sabe quais as diferenças entre massa magra x massa gorda, não deixe de seguir as nossas dicas para perder peso e aumentar os músculos. Assim, com disciplina e disposição, você consegue ter o corpo que sempre quis!
Se você gostou deste artigo e deseja saber mais dicas de treinos, alimentação saudável, beleza e bem-estar, siga nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas publicações! Estamos no
Facebook e no
Instagram!
Uma dica para você alcançar a sua melhor versão: