Os distúrbios alimentares são problemas frequentes na sociedade em que vivemos, muito devido à pressão em seguir padrões de beleza e ao estresse e ansiedade do dia a dia. Comer compulsivamente está na lista desses distúrbios e, hoje, vamos falar um pouco mais sobre o tratamento para compulsão alimentar.
Muitas pessoas que estão nessa situação não acreditam que um dia vão conseguir sair dela. Comer exageradamente só pode ser superado com auxílio profissional e uso de medicamentos. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas e procurar ajuda para contornar esse problema assim que ele for detectado.
Neste post, separamos as principais informações sobre o tema para que você saiba identificar se tem compulsão e conheça as suas formas de tratamento. Continue conosco e confira!
O que é compulsão alimentar?
O Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), também chamado de comer compulsivamente e crises de voracidade alimentar, é um distúrbio alimentar em que o indivíduo tem as suas percepções de saciedade e fome alteradas.
O paciente compulsivo faz refeições exageradas até estar completamente cheio. E, no final, sempre acaba com um sentimento de culpa e arrependimento.
Apesar de apresentar frequências variadas, pessoas com compulsão alimentar têm cerca de 2 episódios compulsivos por semana.
Por que esse problema ocorre?
Diversas causas estão envolvidas com o desenvolvimento do Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica. Entre elas estão:
- fatores genéticos;
- fatores psicológicos e emocionais;
- fatores socioculturais.
Geralmente, os indivíduos têm uma predisposição para desenvolver distúrbios alimentares, os quais são acentuados por fatores externos. Pessoas que fazem
dietas rígidas e que tem problemas de autoestima estão mais suscetíveis a ter compulsão.
[fc id='4'][/fc]
Quais são os principais sintomas?
Os sintomas da compulsão alimentar podem ser divididos em duas categorias.
Sintomas clínicos
- perda do controle durante as refeições;
- comer muito rápido, mesmo sem fome e não mastigar direito;
- comer pouco na frente dos outros e compulsivamente sozinho;
- refeições com quantidades exageradas de comida pelo menos 2 vezes na semana.
Sintomas emocionais
- culpa, arrependimento e vergonha após os episódios de compulsão;
- distorção de imagem, baixa autoestima e insatisfação com o peso;
- estresse, ansiedade e depressão.
Como tratar?
O tratamento para compulsão alimentar é multidisciplinar, ou seja, envolve o trabalho de diversos profissionais da área da saúde, entre eles, psicólogos e nutricionistas.
A psicologia entra para ajudar o paciente a superar as causas emocionais que desencadeiam as crises compulsivas.
Com o nutricionista, o paciente vai passar por uma reeducação alimentar para aprender a consumir alimentos mais saudáveis, recebendo orientações para montar um
cardápio adequado e estabelecendo horários fixos para se alimentar.
Além disso, o uso de compostos naturais inibidores de apetite são ótimos aliados na busca pelo controle da compulsão, visto que bloqueiam as vias cerebrais que desencadeiam a vontade de comer.
Por fim, é importante destacar que o acompanhamento profissional deve ser periódico e em longo prazo, visto que o quadro é estabilizado, mas podem ocorrer recaídas.
E aí, gostou de descobrir quais são as causas, sintomas e como é o tratamento para compulsão alimentar? Portanto, ao perceber os primeiros sinais do problema, não deixe de procurar ajuda. Assim, você estará protegendo a sua saúde e qualidade de vida.
Agora, que tal curtir a
nossa página do Facebook? Assim, você vai estar sempre por dentro de conteúdos tão bons quanto esse!