Você sabia que cerca de 70% do organismo é composto por água? Esse líquido é fundamental para a manutenção da saúde e atua nos mais diversos processos do organismo, porém, é perdido diariamente por meio da urina, do suor e das fezes. Por causa disso, a ingestão de água torna-se indispensável para fazer a reposição.
Mas qual é a quantidade certa a ser consumida por dia? Você está seguindo essa recomendação? E beber água em excesso, será que isso pode fazer mal? No post de hoje, vamos tirar as principais dúvidas e esclarecer o que é mito e o que é verdade quando o assunto é o consumo de água. Vamos lá?
Hidratação do corpo humano: qual é a importância?
Beber água é muito importante para a
manutenção da saúde. Esse líquido é o principal componente do sangue, por isso, é indispensável para o transporte correto dos nutrientes pelo corpo, inclusive para o cérebro, o que contribui para que o órgão fique mais ativo e garante uma boa memória.
Outro papel de destaque da água é no sistema digestório. Com mais líquido, as fezes aumentam de volume e ficam mais hidratadas, o que favorece os movimentos intestinais e facilita o seu processo de expulsão.
Para os que praticam
exercícios físicos, a água é fundamental para a recuperação dos músculos no pós-treino e ajuda a amenizar a sensação de dor, pois neutraliza o ácido lático, conhecido por causar as famosas câimbras.
Por fim, não podemos deixar de comentar que a água é um fator essencial para preservar a pele e evitar o seu envelhecimento. Quando está hidratada, a epiderme fica mais bonita, sem acne, sem manchas e rica em colágeno, proteína indispensável para a sua firmeza e sustentação.
Ingestão de água por dia: qual é a quantidade certa?
[fc id='4'][/fc]
Os médicos costumam recomendar o consumo diário de 8 copos de 250 mL de água, o que resulta em 2 L por dia. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), homens de 70 kg devem beber 2,5 L e mulheres de 58 kg precisam ingerir 2,2 L por dia.
Como o peso muda, foi criado um cálculo para determinar a quantidade exata de água que deve ser consumida diariamente de acordo com a massa corporal. A fórmula é a seguinte:
Peso (em kg) x 35 mL de água
Assim, uma pessoa de 80 kg precisa ingerir 2.800 mL, ou 2 L e 800 mL por dia.
Consumo de água: quais são os mitos e verdades?
O senso comum criou alguns boatos sobre o consumo de água. Confira a seguir o que é verdade e o que é mito sobre a hidratação.
Beber água demais faz mal
Mito. O excesso de água é excretado normalmente pelo rim saudável. Porém, há uma situação chamada toxicidade aguda à água, que ocorre quando alguém ingere quantidades elevadíssimas dessa substância. Isso supera a capacidade de filtração dos rins e pode até levar a pessoa a óbito. Mas não se preocupe! Para ter esse problema é preciso tomar algo em torno de 15 L de água de uma só vez — o que é muito difícil de fazer.
A água presente nos alimentos não conta
Mito. A água dos
alimentos, como frutas, legumes, verduras — os quais podem ter até 98% de água na sua composição — também entra na conta. Aliás, cerca de 50% da água ingerida diariamente vem da alimentação. E outra: você também pode considerar a quantidade ingerida de outras bebidas, como café, refrigerante e até cerveja.
Quem faz exercícios físicos deve beber mais água
Verdade. Por causa do suor, é preciso beber quantidades maiores de líquido para repor o que foi perdido e evitar a desidratação. O recomendado é tomar cerca de 500 a 2.000 mL durante a prática, o que depende da intensidade dos exercícios.
Gostou de descobrir mais sobre a importância da ingestão de água? Agora, é só consumir mais líquido por dia para sentir os seus benefícios. Mude os seus hábitos e comece a andar sempre com uma garrafinha na bolsa — a sua saúde só vai sair ganhando!
Que tal receber artigos como este diretamente no seu e-mail? Assine a nossa
newsletter e aproveite!