O Óleo de Orégano é extraído das pequenas folhas da erva (Origanum vulgare L.) e tem inúmeras propriedades medicinais, como poder analgésico, anti-inflamatório, antisséptico (bactericida, antifúngico, antiviral), diurético leve, digestivo, orexígeno, antioxidante e mais. Também é usado para tratar doenças respiratórias diversas
Por inibir a ação da enzima dipeptidil peptidase IV, que promove a produção de insulina no sangue, o Óleo de Orégano pode ajudar no controle da diabetes tipo 2. Além disso, como é um alimento rico em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o óleo pode diminuir a inflamação crônica e obesidade causada pela doença.
Enquanto os agentes antibacterianos, timol e carvacrol, encontrados no Óleo de Orégano, agem diretamente contra os organismos infecciosos, a sua ação anti-inflamatória ajuda a aliviar a congestão do nariz e das vias respiratórias. Ele também serve para aliviar as dores de cabeça devido à congestão nasal e age como expectorante, proporcionando alívio rápido em casos de bronquite e tosse associada.
Por ter suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o Óleo de Orégano pode tratar e aliviar os sintomas do eczema, psoríase, rosácea, candidíase e outras infecções semelhantes, bastando apenas o paciente aplicar uma pequena quantidade do produto sobre a região afetada.
Óleo de Orégano pode proteger o coração e os vasos sanguíneos de danos causados pelos radicais livres, já que possui entre os seus componentes o ácido ursólico, que aumenta a quantidade de gordura marrom nos músculos (gordura boa) e diminui a gordura branca (gordura ruim), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e de obesidade.
Sua ação antioxidante ajuda a proteger as células contra os efeitos dos radicais livres e melhora a capacidade do organismo de combater infecções.
A má digestão leva à decomposição de alimentos dentro de você levando a numerosas infecções bacterianas. O Óleo de Orégano é reconhecido como indutor do fluxo da bílis nos órgãos digestivos, melhorando o processo digestivo.