Aprenda a substituir a carne sem prejudicar a saúde

Aprenda a substituir a carne sem prejudicar a saúde

Uma das principais preocupações de quem adota um estilo de vida vegetariano ou vegano está no equilíbrio para que o organismo não sinta falta de nenhum nutriente importante. Assim, muitas pessoas optam por uma alimentação sem nenhuma fonte animal e isso pode trazer vários benefícios para a saúde. Mas é preciso ficar atento para que não falte proteína na dieta. Por isso, muitas pessoas se perguntam: como substituir a carne? Uma proteína completa é aquela que contém todos os nove aminoácidos essenciais, que o corpo não consegue produzir. Logo, é preciso ter uma alimentação equilibrada e diversificada, que combine os vegetais para atingir as necessidades diárias de aminoácidos e proteínas. Neste post, vamos apresentar os principais alimentos substitutos da carne. Confira!

Oleaginosas

Muitas pessoas não consomem castanhas e nozes devido ao alto valor calórico. No entanto, poucos alimentos são tão completos como as oleaginosas. Isso porque elas fornecem gordura boa para o cérebro, liberam energia de forma gradual no organismo e são excelentes fontes de proteínas. Cerca de 30g de amêndoas ou nozes são capazes de fornecer, aproximadamente, 14g de gorduras e 6g de proteínas. Assim, como apresentam um alto valor energético, o ideal é ingerir de uma a duas colheres por dia.

Leguminosas

As leguminosas, como grão-de-bico, ervilha, lentilha, soja e feijões, são ótimas fontes de proteína de origem vegetal, fornecendo uma boa quantidade de fibras. Embora as proteínas presentes nesses alimentos não sejam completas e necessitem ser combinadas com outros alimentos, ainda são bons substitutos para a carne. Por isso, tente manter uma alimentação bastante variada e com a presença de leguminosas. A famosa combinação de arroz e feijão, por exemplo, forma uma fonte ideal de aminoácidos essenciais, minerais, vitaminas e carboidratos. [fc id='4'][/fc]

Tofu

O tofu é feito a partir da soja fermentada e prensada em blocos por meio de um processo semelhante à fabricação do queijo. É uma ótima fonte de proteínas e pode ser usada tanto em pratos doces quanto salgados. Considerado um alimento de alto valor nutricional, o tofu apresenta cálcio, selênio, ferro, magnésio, ácido fólico e vitamina B6. Ademais, contém baixo teor de calorias e gordura, podendo ser consumido por celíacos, já que é isento de glúten.

Cogumelo

Além de serem ricos em proteínas, os cogumelos apresentam sabor e textura que são muito parecidos com a da carne, o que ajuda a substituir o alimento de origem animal em diversas receitas. Também são ricos em minerais, vitaminas, nutrientes e fibras, que auxiliam a melhorar a imunidade do organismo. Se você não tinha ideia de como substituir a carne, saiba que é preciso incorporar novos alimentos à dieta. Por isso, mantenha uma alimentação variada, com o consumo de leguminosas, oleaginosas e cogumelos. Além disso, alinhe com outros alimentos e vitaminas do complexo B, principalmente B6 e B12. Lembre-se de procurar um médico, pois em alguns casos é necessário realizar a suplementação dessas vitaminas por meio de cápsulas ou injeções. Gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos diretamente em sua caixa de entrada!

Artigos Relacionados

Aminoácidos: suplemento usado por atletas é essencial para ganho muscularLer Artigo
ImuneFast: máxima proteção antiviralLer Artigo
Zinco: quais são os benefícios?Ler Artigo
RECEBA NOVIDADES E PROMOÇÕES
Cadastre-se e receba promoções exclusivas e saiba tudo antes de todo mundo!
Ao se cadastrar você aceita nossa Política de Privacidade e Segurança.
Atenção: Segundo a Anvisa só é permitida a comercialização dos manipulados em site próprio e lojas físicas da marca. Não nos responsabilizamos por vendas em sites e lojas de terceiros.