A preocupação com o bem-estar deve prevalecer em todas as etapas da vida, certo? Muitas vezes negligenciados na correria do dia a dia, os cuidados com a aparência física também devem fazer parte da busca por uma vida mais equilibrada. Nesse sentido, saber como tratar manchas é uma atitude de extrema importância para quem quer manter a autoestima e a saúde da pele.
De diversos tipos e com diferentes causas e origens, essas manchas podem comprometer a autopercepção pessoal e até mesmo atrapalhar as relações sociais. Se você quer saber como eliminar de vez essas incômodas manchas, continue a leitura!
Como surgem as manchas de pele?
As alterações na pele podem ter origens diversas e inúmeras causas, mas que estão quase sempre relacionadas à produção de melanina, que é o pigmento que confere cor à epiderme humana. Sua concentração excessiva ou falta dessa substância podem causar as temidas manchas, que variam em cor, tamanho e aspecto, podendo ser lisas ou apresentar relevo.
A maioria delas não causa maiores problemas para a saúde, enquanto outras podem estar associadas a distúrbios mais graves, como o câncer.
Por isso, para além da preocupação estética, é preciso ter atenção a qualquer sinal de alteração fora do normal na pele. No caso de suspeita de pintas malignas, por exemplo, o primeiro passo é fazer o
teste ABCD e buscar ajuda médica.
Quais são os principais tipos de manchas?
Os tipos de mancha de pele variam de acordo com seu aspecto e origem, sendo os principais:
Hiperpigmentação pós-inflamatória
Ocorrem após algum processo inflamatório da epiderme, como machucados, cortes, queimaduras e
acne. São avermelhadas no início e posteriormente apresentam coloração amarronzada. Normalmente pioram com exposição solar, mas na maioria dos casos podem ser facilmente eliminadas.
Melanose solar
Também conhecida como mancha senil, costuma aparecer com o
avanço da idade. São marcas escuras, causadas pelo fotoenvelhecimento. Por esse motivo, são mais comuns nas regiões mais expostas à luz do sol, como ombros, colo, mãos, braços e rosto.
Melasma
Normalmente associadas a alterações hormonais no corpo feminino, como
gravidez e uso de anticoncepcionais, são manchas escuras com bordas indefinidas, que costumam aparecer nas maçãs do rosto, testa e buço.
Como tratar manchas de pele?
A boa notícia em tudo isso é que hoje existem diversos tipos de tratamentos que podem ser feitos em consultórios especializados e até mesmo em casa. Confira agora 5 dicas infalíveis de como tratar manchas de pele com eficácia.
[fc id='4'][/fc]
1. Previna o aparecimento
O sol está relacionado ao surgimento e agravamento da maior parte das manchas de pele. Por isso, é fundamental fazer o uso diário de protetor solar com FPS 30 (no mínimo), mesmo em dias nublados, quando também há incidência de radiação prejudicial para a pele. Além disso, vale usar barreiras físicas de proteção, como chapéus e guarda-sol.
Evite a exposição excessiva ao sol, principalmente se houver áreas sensíveis (ou sensibilizadas), como machucados recentes e lesões decorrentes de acne. E mais: consumo abundante de água e alimentação equilibrada também pode contribuir para o bem-estar da pele.
2. Use vitaminas C e E
Elas podem ser importantes aliadas no tratamento de manchas, sobretudo das melanoses solares. A vitamina C estimula a oxidação e o clareamento da pigmentação, enquanto a E favorece a prevenção.
3. Invista em peeling químico
Realizado em clínicas de estética, esse procedimento utiliza substâncias como os ácidos glicólico, retinóico e fenol, promovendo uma leve descamação da pele. Como consequência, ocorre a suavização das manchas e rejuvenescimento da pele.
4. Experimente o tratamento a laser
Por meio da emissão de radiações específicas de alta intensidade, o tratamento induz ao clareamento das manchas, suavizando a aparência e diminuindo o seu tamanho e incidência.
5. Use produtos manipulados
Uma excelente opção para tratar manchas de pele é o uso de
produtos manipulados. Mais acessíveis financeiramente, eles promovem a melhoria natural do aspecto estético desagradável. Boas sugestões são os cremes à base de ácidos e os compostos ricos em vitaminas e substâncias que promovem a renovação celular.
Gostou dessas dicas de como tratar manchas de pele, melhorar a aparência física e ainda elevar a autoestima e o bem-estar? Que tal
conhecer agora os 4 benefícios do ácido hialurônico?
Onde encontrar?
Você encontra produtos para cuidar e tratar de sua pele
aqui.