A queda de
cabelo é um problema que afeta a autoestima de muitos homens e, em geral, se inicia na idade de 25 a 35 anos. Ela provoca o afinamento do couro cabeludo e da linha capilar, e mais tarde ocasiona a calvície na parte de cima da cabeça. A principal causa do problema é genética, além de hábitos negativos como o tabagismo. Por provocar tantos incômodos, muitos homens se perguntam como evitar a calvície.
O mais importante é diagnosticar a calvície rapidamente e mudar alguns hábitos de vida, como praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e utilizar produtos que contenham ativos energizantes. Se você tem notado que os cabelos estão caindo, não deixe de conferir as 5 dicas de como prevenir a calvície. Boa leitura!
1. Mantenha uma alimentação saudável
A formação e a manutenção dos fios sadios dependem do adequado fornecimento de determinadas substâncias fundamentais para o desenvolvimento do cabelo. Algumas delas incluem minerais, zinco, cobre, ferro, vitaminas e
proteínas. Logo, o ideal é ter uma alimentação correta e balanceada com a ingestão de legumes, frutas, verduras e grãos para combater a queda.
2. Faça exercícios físicos
Praticar exercícios físicos regularmente é muito importante, pois ajuda a diminuir as taxas de cortisol (hormônio do estresse), que pode contribuir para a queda de cabelo.
Além disso, auxilia no aumento da liberação da endorfina, conhecida como hormônio do prazer. Outro benefício é que movimentar o corpo facilita a circulação sanguínea e, consequentemente, a absorção e nutrição dos elementos ativos pelo cabelo.
3. Procure um dermatologista
Para saber se você tem algum problema de calvície, a melhor maneira é consultar um dermatologista, que poderá dar o diagnóstico correto sobre a causa da perda dos fios. Isso porque, ele indicará o melhor tratamento, como o uso de luz de LED, implante capilar, uso de medicamentos etc.
[fc id='4'][/fc]
4. Mantenha os cabelos limpos
Manter o couro cabeludo limpo é um cuidado essencial para a prevenção da calvície. Ao deixá-lo sujo por muito tempo, as impurezas podem favorecer ou agravar o problema. Assim, tente lavar os fios todos os dias e use shampoos neutros, que são apropriados para remover a sujeira sem alterar o pH do couro cabeludo. Além disso, lembre-se de usar água fria ou morna.
Outra dica é evitar prender o cabelo molhado com frequência, pois esse hábito também é prejudicial. Quando os fios ficam molhados por um longo tempo, ocorre o surgimento de caspas e a proliferação de fungos. Logo, o cabelo na raiz fica mais fraco, provocando a queda.
5. Use produtos específicos
Alguns produtos, como shampoos antiqueda e
cápsulas fortalecedoras, auxiliam na prevenção da calvície. Isso porque eles aumentam o metabolismo capilar, a regeneração dos tecidos e fazem com que o cabelo cresça mais rápido. Por isso, converse com o seu dermatologista para que ele possa indicar o melhor para você.
Se você não conhecia as dicas de como evitar calvície, saiba que é preciso mudar alguns hábitos. Portanto, pratique exercícios físicos regularmente, opte por uma alimentação saudável, mantenha o cabelo limpo e use produtos específicos, como cápsulas e shampoos antiqueda. Você pode encontrar esses produtos na Internet de maneira prática.
Gostou deste post e deseja adquirir um produto que evita a queda de cabelo e mantém a beleza dos fios? Então, confira o nosso
Keranat e não deixe de experimentar!