Embora muitas pessoas achem que não, saiba que é possível prevenir as estrias, assim como tratá-las. Causadas pela ruptura das fibras elásticas e de colágeno a cada transformação do corpo, além de fatores genéticos, elas são o pesadelo de muitas mulheres e a razão pela busca de diversos tratamentos estéticos.
No início, as estrias são avermelhadas, chamadas de estrias rubras. Com o passar do tempo, vão clareando pela produção de um tipo mais espesso de colágeno e ficam em tom perolado, denominadas estrias albas. Para te ajudar a se prevenir contra elas e também a tratá-las, separamos 4 dicas que você não pode deixar de conhecer. Confira!
1. Mantenha a pele sempre bem hidratada
Utilizar
bons cremes hidratantes diariamente faz com que a pele tenha mais resistência a rupturas, pois cria uma camada de proteção natural para a derme. Portanto, abuse dos cremes e
géis. A melhor hora para hidratar a pele é logo após o banho, independentemente do horário em que ele ocorre. Isso porque a pele absorve melhor os ativos dos cremes nos 5 primeiros minutos após o banho.
Essa dica vale para todos os tipos de pele. O ideal é procurar um produto adequado para a sua, mas jamais deixe de usar. Vale ressaltar que as áreas atrás dos joelhos, barriga e laterais do quadril são as mais afetadas pelas estrias. Portanto, dê atenção redobrada a elas.
2. Beba bastante água
A pele é a parte do corpo que mais se desidrata, já que está constantemente exposta a agressões, como o sol. Então, é imprescindível beber, no mínimo, dois litros de água diariamente. Isso manterá seu corpo e, consequentemente, a sua pele bem hidratada. Assim, você evitará rupturas nas fibras do tecido e as temíveis
estrias.
3. Pratique exercícios físicos regularmente
A prática de
atividade física previne grandes alterações no peso e o estiramento na pele, evitando, assim, as estrias. Além disso, os exercícios mantêm a pele e os músculos bastante firmes. Contudo, é preciso tomar cuidado com exercícios mais intensos, que levem ao ganho rápido de massa muscular e à hipertrofia, pois eles tendem a fazer com que a pele estique.
[fc id='4'][/fc]
4. Invista nos alimentos corretos
A boa alimentação tem papel importantíssimo na manutenção da
beleza e da saúde. Para prevenir as estrias, é importante manter uma dieta rica em antioxidantes — vitamina C, zinco e cobre. Essas substâncias combatem os radicais livres, e, por isso, mantêm a pele saudável e retardam o envelhecimento. Vejamos, abaixo, em quais alimentos os antioxidantes são encontrados para que você não deixe faltar nenhum no seu cardápio:
- vitamina C: melão, kiwi, morango, tomate, manga, abacaxi, laranja, limão, tangerina, brócolis, couve flor, pimentão, batata doce e espinafre;
- zinco: feijão, nozes, grãos integrais, aves, carne vermelha, leite e derivados, ostra, lagosta e caranguejo;
- cobre: vegetais verde-escuros, cereais integrais, frutos do mar e miúdos.
Enfim, como você viu, há maneiras bem simples de prevenir as estrias. Para que elas não apareçam em sua pele, não deixe de usar cremes hidratantes diariamente, sempre beba bastante água, pratique exercícios físicos moderados regularmente e não esqueça de manter uma boa dieta rica em antioxidantes.
Outro terror das mulheres são as celulites. Portanto, não deixe de ler nosso post sobre
como acaber de vez com as celulites! Boa leitura!
Onde encontrar?
Você encontra neste
link produtos para ajudar a combater as estrias.