Os principais hormônios masculinos são produzidos nas gônadas, também conhecidas como testículos. Eles têm como principal função determinar as características sexuais secundárias, além de promoverem o
impulso sexual e induzirem a formação dos gametas.
Durante a puberdade, entre os 11 e os 14 anos, ocorrem as mudanças psicológicas e fisiológicas no corpo masculino. Nessa fase, são produzidos dois hormônios pela adeno-hipófise, que agem sobre os testículos e estimulam a produção da testosterona. Eles são o hormônio luteinizantes (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH).
Neste post, vamos mostrar quais são os principais hormônios masculinos. Confira!
[fc id='4'][/fc]
Melatonina
A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, que está situada no cérebro e tem como função regular o ciclo do sono e o relógio biológico. Ela é liberada no começo da noite, quando a iluminação natural cai, mas o seu pico de produção é maior algumas horas após o anoitecer, o que auxilia a promover o início do sono.
Além disso, a partir dos dados recebidos do ambiente, o hormônio determina como os batimentos cardíacos, a respiração, o humor e a saciedade devem se comportar durante a noite e o dia. Nos homens, a substância pode influenciar na calvície.
Serotonina
A serotonina é um neurotransmissor que atua nas sinapses, que são espaços de conexão entre os neurônios, modulando a maneira como a informação é conduzida de uma célula nervosa para outra. Ela atua principalmente no controle do humor e a sua carência é associada a crises de irritabilidade, depressão, ansiedade e compulsão por doces.
Além disso, o neurotransmissor apresenta funções no sistema circulatório e digestivo. Ela ajuda na expansão e contração dos vasos sanguíneos e no movimento intestinal da digestão. Em homens que sofrem de ejaculação precoce, os sintomas podem ser em decorrência do resultado de alguma alteração na produção de serotonina.
Testosterona
A testosterona é o hormônio principal masculino e é produzido nos testículos. A sua presença é essencial para que os homens desenvolvam
libido, produção de espermatozoides, aumento da
massa muscular, pelos e voz grossa.
No entanto, a
testosterona cai gradativamente a partir dos 30 anos. Na terceira idade, o nível baixo do hormônio pode causar a andropausa, que vem acompanhada de disfunção erétil, fraqueza muscular e desânimo.
Tiroxina 4
A tiroxina 4 é produzida na tireoide e tem como função controlar as funções metabólicas de todo o organismo. Quando presente em excesso pode provocar diarreia, emagrecimento, insônia, palpitação e nervosismo. Em baixas quantidades, pode ser sinônimo de constipação, inchaço, queda de cabelo e desânimo.
No homem, o hipotireoidismo provoca um aumento da prolactina, que prejudica a produção da
testosterona, o que leva ao aumento das mamas e a
impotência sexual.
Ocitocina
A ocitocina é produzida pelo hipotálamo e é conhecida como o hormônio do amor, já que o seu nível aumenta durante o orgasmo. A substância age como neuromoduladora durante a interação social e na redução da ansiedade. No entanto, nos homens, a produção pode ser até 2 mil vezes menor.
Como vimos, os principais hormônios masculinos apresentam a função de controlar as características sexuais secundárias. Logo, existem alguns medicamentos que auxiliam na reposição hormonal, mas eles não podem ser ingeridos de qualquer forma. Assim, a indicação de um médico faz com que o tratamento seja mais seguro para o homem.
Gostou deste conteúdo e tem alguma dúvida? Então, entre em
contato conosco. Será um prazer respondê-lo!
Uma dica para você alcançar a sua melhor versão: