O excesso de trabalho e a correria do dia a dia são fatores que contribuem para que alguém se sinta estressado e sobrecarregado. A falta de tempo, inclusive, acaba fazendo com que os
cuidados com o corpo e com a mente fiquem em segundo plano. Porém, quem quer envelhecer com saúde deve começar a se cuidar desde cedo.
Hoje em dia, cuidar do corpo e ter hábitos saudáveis é mais do que simplesmente uma vaidade ou um capricho. Isso porque a expectativa de vida cresce cada vez mais com o passar dos anos e ninguém quer chegar na melhor idade com vários problemas, não é mesmo?
Quer ter um envelhecimento saudável e com mais qualidade de vida? Então confira 3 ótimas dicas que separamos especialmente para você neste post!
1. Pratique atividades físicas
A prática regular de exercícios físicos é uma maneira eficaz de envelhecer com saúde porque ela contribui para que a pessoa tenha mais disposição ao realizar tarefas simples e que fazem parte do dia a dia. Além disso, tonifica a musculatura, previne problemas respiratórios e cardiovasculares e ainda auxilia no controle da pressão arterial.
Caminhada, corrida,
musculação e hidroginástica são algumas das modalidades que podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento e gerar uma maior sensação de bem-estar em quem as pratica.
2. Cuide da alimentação
Manter uma dieta balanceada ao longo da vida é fundamental. Alimentar-se a cada três horas, não pular as refeições e ingerir os alimentos devagar é algo que deve ser aprendido e colocado em prática desde a infância. Também é importante consumir diariamente legumes, frutas, verduras e grãos integrais.
Especificamente na terceira idade é necessário dar atenção especial aos alimentos que sejam fontes de vitamina D, proteína e cálcio, pois vão ajudar a prevenir determinadas doenças, — Alzheimer e osteoporose, por exemplo — típicas dessa fase da vida.
As gorduras boas, que podem ser encontradas no azeite e no abacate também devem ser consumidas, porém, é necessário evitar as gorduras saturadas, como as que estão presentes nas frituras.
Contar com o acompanhamento de um nutricionista é muito útil, pois esse profissional vai ajudar na prevenção, no diagnóstico e no cuidado dos problemas de saúde ligados à
alimentação.
[fc id='4'][/fc]
3. Diga adeus aos maus hábitos
Fumar, ingerir bebidas alcoólicas em excesso e não desfrutar de boas noites de sono são fatores que, além de prejudicar a saúde, influenciam a parte estética e que levam ao surgimento de rugas e olheiras.
Abandonar o cigarro vai contribuir para uma respiração melhor — e menos ofegante — e vai promover alterações positivas no olfato e no paladar. Além disso, as chances de ter um infarto vão ser reduzidas.
Deixar as bebidas alcoólicas de lado vai ajudar a melhorar a memória e a concentração nas atividades em geral e a evitar problemas no fígado e depressão. Também vai contribuir para melhorar a qualidade do sono.
Por falar em sono, dormir bem faz com que o estresse diminua — uma vez que a produção de adrenalina e cortisol é menor —, aumenta a disposição, regula os hormônios que controlam o
apetite — o que ajuda a controlar a obesidade — e combate o envelhecimento precoce.
É possível envelhecer com saúde e ter mais qualidade de vida! Adote hábitos saudáveis no seu dia a dia, pois eles vão garantir seu bem-estar físico e mental e ainda vão contribuir para que você mantenha uma boa aparência. Além disso, não se esqueça: procure um médico sempre que necessário e siga todas as orientações.
Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe o que fazer para envelhecer de forma saudável,
veja como as vitaminas do complexo B podem contribuir para a sua saúde!
Onde encontrar?
Você encontra produtos antienvelhecimento
aqui.