Quem pratica exercícios físicos precisa conhecer os benefícios do ômega 3. A substância é um ácido graxo poli-insaturado fundamental para o bom funcionamento dos órgãos. Por ser um tipo de gordura essencial, o organismo humano não é capaz de produzi-lo. Dessa forma, é muito importante obter esse nutriente por meio da alimentação ou de
suplementos especializados.
O ômega 3 é um componente essencial das membranas celulares, sendo responsável pela produção de hormônios que regulam os processos de contração e de relaxamento das paredes das artérias. Por isso, ele promove a saúde cardiovascular, protege o sistema imunológico e contribui para um corpo mais saudável.
Continue a leitura e conheça os benefícios do ômega 3 para potencializar os seus treinos de musculação!
1. Ajuda na perda de peso
O ômega 3 tem o potencial de ajudar a combater processos inflamatórios — que podem causar alterações nos mecanismos de controle da fome e da saciedade — e facilitar a
perda de peso. Além disso, toda gordura tem digestão lenta, portanto, o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos estimula a sensação de satisfação ao comer. Por esse motivo, também é preciso estar atento ao seu consumo em forma de suplemento, pois o excesso pode gerar ganho de massa gorda.
2. Controla a insulina
Outro problema do processo inflamatório é que ele aumenta a resistência à insulina. Ao inserir uma fonte de ômega 3 no prato, você diminui o índice glicêmico da refeição. Dessa forma, há menos liberação de insulina no sangue, o que significa maior controle da glicose e, consequentemente, menor risco de aparecimento de diabetes tipo 2.
3. Acelera o metabolismo
As gorduras são substâncias calóricas, porém nem todas são iguais pelo ponto de vista da saúde e do ganho de peso. As insaturadas podem estimular a queima de gordura, acelerar o metabolismo e facilitar o emagrecimento. O ômega 3, portanto, é capaz de elevar o metabolismo e fazer com que o corpo queime significativamente mais calorias.
[fc id='4'][/fc]
4. Protege o coração
Manter níveis equilibrados de ômega 3 no organismo pode ser uma boa forma de evitar problemas cardíacos. Isso acontece porque os ácidos graxos ajudam a estabilizar os batimentos cardíacos, além de melhorar o fluxo sanguíneo. O nutriente também ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom, diminuindo a pressão arterial e evitando a formação de placas de gordura nas artérias.
5. Melhora o desempenho esportivo
O ômega 3 aumenta a capacidade de o corpo absorver oxigênio e melhora o desempenho aeróbico. Além disso, durante a prática de exercícios físicos, como a
musculação, o organismo produz altas quantidades de radicais livres — que podem causar problemas quando estão em excesso. Como o nutriente tem função antioxidante, ele é capaz de neutralizá-los, impedindo sua ação nas células.
Para aproveitar os benefícios do ômega 3, é essencial consumir alimentos ricos nessa substância. Por isso, inclua na sua alimentação os peixes (como a sardinha, o salmão e o atum), a linhaça, as oleaginosas (como as nozes, as avelãs e as amêndoas) e as sementes de chia.
Gostou das nossas dicas? Quer receber outras informações sobre saúde e bem-estar diretamente no seu feed de notícias? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no
Facebook e no
Instagram.
Onde encontrar?
Você pode encontrar este produto neste
link.
Uma dica para você alcançar a sua melhor versão: