A prímula é uma flor selvagem pequena e de vida curta, originária da América do Norte. No entanto, hoje ela é cultivada em mais de 30 países. O óleo é extraído de suas sementes e comercializado como
suplemento nutricional, sendo uma ótima fonte de ácido linoleico.
Além disso, ele também apresenta outro tipo de ácido graxo importante, o ácido gamolênico (GLA). No organismo esse nutriente é transformado em produtos químicos semelhantes a hormônios, como as prostaglandinas. Elas ajudam a controlar processos inflamatórios, bem como a síntese de colesterol e a coagulação do sangue. Quer saber quais são os benefícios do óleo de prímula para a sua saúde? Então, continue a leitura!
[fc id='4'][/fc]
1. Tem efeito positivo na saúde cardiovascular
O GLA tem propriedade anti-inflamatória e ajuda a diminuir o colesterol ruim no sangue, quadro associado às doenças cardiovasculares. Outros ácidos graxos presentes no produto também evitam a agregação de plaquetas nos vasos sanguíneos e reduzem a resposta dos hormônios responsáveis pelo aumento da pressão arterial.
2. Traz benefícios para a pele
As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do óleo de prímula fazem dele uma excelente opção para tratar problemas de
pele. Além disso, o produto ajuda a diminuir o acúmulo de oleosidade nos poros, que pode bloqueá-los e causar problemas como cravos e espinhas, por exemplo.
Dessa forma, ele ajuda a curar ou prevenir problemas de pele como acne, eczema, psoríase e dermatite atópica. O medicamento é, portanto, uma boa alternativa para a manutenção da saúde e beleza da pele.
3. Reduz os sintomas associados à diabetes
A prímula é um excelente complemento para o tratamento da diabetes e para reduzir o desconforto causado pela doença. O principal motivo para isso é que o óleo ajuda a regular os níveis de insulina do sangue, além de aliviar os efeitos do formigamento, da perda de sensibilidade e da dormência que indivíduos com neuropatia diabética leve tendem a apresentar.
4. Melhora os indícios da menopausa
O estado em que os níveis de hormônios reprodutivos femininos começam a reduzir é chamado de menopausa. Essa condição acontece com todas as mulheres que têm, em geral, entre quarenta e cinquenta anos. Por fornecer ao corpo um aporte hormonal natural, o óleo de prímula ajuda a reduzir os sintomas, como:
- ondas de calor;
- mudanças de humor;
- sensação de fraqueza;
- infecções vaginais;
- entre outros.

5. Ajuda a reduzir os efeitos da TPM
Além de todos esses benefícios, o óleo de prímula é muito eficiente no tratamento dos sintomas da síndrome pré-menstrual (
TPM), como irritabilidade, depressão e inchaço. O GLA se converte em prostaglandina e ajuda a evitar que a prolactina desencadeie o problema.
Por ser um produto natural e apresentar tantos benefícios, vale a pena investir no óleo de prímula como auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde de acordo com a orientação médica. É possível encontrá-lo em farmácias de manipulação em forma de cápsulas de 500 mg que devem ser consumidas 3 vezes ao dia durante as refeições.
Gostou das informações? Então, não deixe de adquirir o
óleo de prímula na Oficial Farma e de aproveitar todos os benefícios que ele oferece!