A forma como o metabolismo trabalha pode ser uma verdadeira aliada para quem busca queimar gordura e
perder peso de maneira eficiente. Para isso, é preciso saber como acelerar o metabolismo e entender os benefícios disso.
Esse é o processo pelo qual o corpo converte os alimentos em energia. Um metabolismo alto gasta mais calorias durante o dia e tem mais resistência a ganhar peso. Os principais fatores que definem a taxa metabólica são a genética, a quantidade de massa magra no corpo e a prática de atividade física.
Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a entender como acelerar seu metabolismo e aumentar o seu gasto calórico. Boa leitura!
1. Faça exercícios cardiovasculares
Os exercícios cardiovasculares de alta intensidade são fundamentais para o metabolismo permanecer em pleno funcionamento. Eles aumentam o ritmo cardíaco e elevam a taxa metabólica — para isso, devem ser realizados em tempo curto e sob máximo esforço.
As atividades são intensas e estimulam os sistemas respiratório, cardiovascular, muscular e nervoso. Dessa forma, elas devem ser praticadas com a supervisão de um educador físico, e depois da avaliação de um médico. Além disso, é importante que os exercícios não sejam feitos em jejum.
2. Consuma alimentos termogênicos
Muitos alimentos têm efeito
termogênico, o que significa que eles elevam a temperatura corporal e, com isso, fazem o organismo queimar mais calorias ao longo do dia.
Quando eles são absorvidos, os músculos do trato gastrointestinal aumentam suas contrações, produzindo mais sucos digestivos e beneficiando a absorção dos nutrientes, gerando saúde e energia.
Bons alimentos termogênicos para incluir na dieta são:
- gengibre;
- canela;
- pimenta vermelha;
- café;
- chá-verde;
- abacaxi;
- água de coco.
3. Prefira grãos integrais
Grãos integrais são ricos em fibras e promovem uma maior sensação de saciedade — quando comparados com outros alimentos que apresentam o mesmo número de calorias. Além disso, essas fibras diminuem a quantidade de calorias absorvidas durante a digestão, ajudando na perda de peso.
Esses grãos também têm baixo índice glicêmico e promovem uma digestão mais lenta, impedindo os
picos de glicose no sangue. Por isso, não deixe de incluir arroz integral, quinoa e aveia, por exemplo, em sua alimentação diária.
[fc id='4'][/fc]
4. Tenha uma boa noite de sono
O hábito de dormir tranquilamente está relacionado a uma série de benefícios para o nosso organismo. Quando não dormimos o bastante, o metabolismo desacelera e as chances de ganhar peso aumentam. Para manter uma boa taxa metabólica, o ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite.
Se você tem dificuldade em dormir bem, tente evitar os equipamentos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de deitar. A luz emitida por eles faz com que o cérebro encontre resistência para relaxar.
Agora que você compreendeu como acelerar o metabolismo é importante, deve ficar atento, também, para a ingestão de vitaminas. Elas são essenciais para o equilíbrio do organismo, e sua falta pode causar diversas doenças. O ideal é que você mantenha uma dieta variada, equilibrada e, se necessário, faça a suplementação das vitaminas, de acordo com as recomendações médicas.
Gostou das nossas dicas? Então não deixe de complementar a leitura e conheça
4 vitaminas que ajudam no equilíbrio mental e corporal!
Acessando o site a seguir, você encontrará produtos que auxiliam na aceleração do
metabolismo.